SEO
SEO significa Search Engine Optimization. É um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas web, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em motores de pesquisa como o Google ao gerar tráfego e autoridade digital.
SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. É o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas web que visa melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa. É a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de pesquisa.
A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos motores de pesquisa - especialmente no Google, o mecanismo mais usado do mundo.
Os usuários querem responder às mais diversas dúvidas no dia a dia, desde o restaurante mais bem avaliado para o próximo jantar, até o horário de fecho do centro comercial
Em cada pesquisa, o Google procura organizar os conteúdos a partir de um ranking que oferece as melhores respostas nas primeiras posições. Os números abaixo mostram a confiança dos utilizadores nos motores de pesquisa:
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários clicam no link na segunda página dos resultados.
Assim, cada pesquisa representa uma oportunidade para as marcas oferecerem a melhor resposta para o que os utilizadores procuram, tendo mais hipótese de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter mais resultados com a presença online.
SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo o tipo de estratégias para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.
SEO, por sua vez, são apenas estratégias orgânicas, que não envolvem compra de media. Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes costumam ser resultados do SEO.